segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ciências

Adolescência

Apesar das diferenças individuais da idade, de maturidade, é possível assimilar grandes etapas que nos sirvam de orientação geral, embora não correspondam nunca a um adolescente particular.
Como os rapazes amadurecem um pouco mais tarde que as raparigas, podemos considerar que para elas as etapas serão aproximadamente as seguintes:
Pré-adolescência – 10 a 11 anos
Adolescência (período central) – 12 a 16 anos
Adolescência (período final) – 17 a 20 anos
Tal como nos anos de infância, o desenvolvimento que ocorre na adolescência produz-se de forma ordenada. Como em todos os adolescentes se dá um desenvolvimento muito similar, é possível observar neles certas formas características da conduta. Na sua descrição do adolescente típico dos nossos dias, Frank (1949) notou que quase todos os adolescentes se rebelam perante as exigências e proibições da família, se mostram ansiosos e indecisos, perturbados e com falta de segurança em si; procuram a segurança que lhes proporciona o grupo de indivíduos da mesma idade, mostram tendência para o “snobismo” e excluem os que não são membros da sua “camarilha”.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ciências

Doenças no Sistema Endócrino


O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar doenças as mais variadas, envolvendo o organismo como um todo. Interessante notar que as descobertas científicas mais recentes mostram que praticamente todos os órgãos do corpo secretam algum tipo de hormônio.


*Diabetes 
*Doenças da Tireóide
*Transtornos do Colesterol (Dislipidemias)
*Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOMP)
*Transtornos do Crescimento e da Puberdade

Ciências

Hormônios


Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células, em animais e plantas. Também chamados de "mensageiros químicos do corpo", os hormônios regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo (o processo usado pelo organismo para produzir energia a partir dos alimentos). Diferentemente das informações enviadas pelo sistema nervoso, que são transmitidas via impulsos elétricos, se deslocam rapidamente, têm um efeito quase imediato e de curto prazo, os hormônios são mais vagarosos e seus efeitos mantêm-se por um período mais longo de tempo. 
 

   

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ciências

Células Tronco

Elas são de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias. Estamos falando das células-tronco, foco de discussões entre cientistas, leigos e políticos.

As células tronco podem ser de dois tipos como:
Células tronco embrionárias: são aquelas retiradas por exemplo de um animal, na fase do embrião, são consideradas bem mais potente do que o outro tipo de célula tronco, pois possuir enorme capacidade de transformação de célula embrionária para qualquer outra célula, mas apesar de tanta eficiência essas células, ainda se encontram na fase de testes e em vários países essa técnica é proibida.

Células tronco adultas: tais células podem ser localizadas em várias partes do corpo humano, só que costumam ser usadas para fins medicinais, com a utilização de células do cordão umbilical, medula óssea e placenta. As células tronco adultas possuem mais capacidade de aceitação do individuo, pois é retirada de seu próprio organismo, sendo assim oferecem pouco risco de rejeição.

Ciências

Células

Célula, unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os animais e plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos. 

Características gerais das células 
 
Pode-se classificá-las em células procarióticas e eucarióticas. As primeiras, que incluem bactérias e algas verde-azuladas, são células pequenas, de 1 a 5 µm de diâmetro, e de estrutura simples. O material genético (ADN) não está rodeado por nenhuma membrana que o separe do resto da célula.